Tipos de farinhas – Novas sugestões e amplos benefícios

Tão comum quanto a palavra ‘farinha’, associá-la somente a farinha de trigo é mais comum ainda. Mas, você sabia que existem diversos tipos de farinhas? Que além de serem mais saudáveis são indispensáveis para quem busca uma alimentação mais balanceada ou tem restrições alimentares?

O que acha de conhecer essas maravilhas e substituí-las de acordo com a recomendação de seu nutricionista? Você pode experimentá-las para sentir seus sabores e absorver seus nutrientes que, muitas vezes, não são encontradas na tradicional farinha de trigo. Conheça algumas delas:

1 – Farinha de Aveia:

Excelente para ser utilizada em preparos de alimentos integrais, a farinha de aveia já é muito conhecida. Ela possui alto teor de fibras, que auxiliam no controle do açúcar no sangue e ajuda no bom funcionamento do intestino. Ela também tem vitaminas do complexo B, atuando no processo de energia que age diretamente na saúde da pele. Geralmente, é produzida nos mesmos equipamentos da farinha de trigo, e pode conter traços de glúten.

2 – Farinha de Coco:

É uma junção de fibras com gordura, retiradas do próprio coco. É ótima opção para bolos. Ele não possui glúten e tem muito mais fibras do que o óleo de coco. Uma farinha tão interessante quanto saborosa. Curiosidade: se misturada com a farinha de arroz é excelente no preparo de massas.

3 – Farinha de Amêndoa:

Essa opção de farinha é muito boa para empanar alimentos, como frango e peixe, dar homogeneidade em almôndegas e bolos, podendo substituir também a farinha de trigo em panquecas e biscoitos. Para não oxidar, a farinha deve ser armazenada dentro da geladeira. Rica em vitamina E, proteínas e gorduras saudáveis, originárias da castanha.

4 – Farinha de Arroz:

A farinha de arroz pode aparecer também na versão integral. Ela é bem versátil e muito utilizada em receitas para quem não pode consumir glúten. Apresenta, em sua composição, índice glicêmico muito baixo.

5 – Farinha de Linhaça:

Quer inovar na hora de fazer seus bolos, tortas e empanados? Então escolha utilizar a farinha de linhaça. Além de deixar as receitas ainda mais saborosas, a linhaça é ótima para o controle da Tensão Pré-menstrual – a famosa TPM. Ela é rica em fibras, vitaminas e minerais que atuam em diversos benefícios para o corpo.

6 – Farinha de Centeio

Bem famosa em padarias, essa farinha é muito presente em pães. O centeio é muito benéfico para a digestão e transformação do açúcar em gordura, que é retardada pelo grão. Aos celíacos é uma excelente escolha de consumo, já que apresenta grande porcentagem de glútens.

7 – Farinha de Chia

Rica em proteínas e fibras, a farinha de chia ajuda no emagrecimento, pois ela atribui com mais facilidade a sensação de saciedade durante as refeições. Possui ricos nutrientes que tem ação antioxidante, proteínas e muitas fibras. Ela é bem diversificada e pode ser utilizada em preparos de pães, saladas, iogurtes e vitaminas. Com ela, o corpo e mente ganha uma grande fonte de energia.

8 – Farinha de Quinoa

Farinha super benéfica ao organismo, a farinha de quinoa possui vitaminas do complexo B, que trabalham diretamente fornecendo energia e disposição para o individuo que a consome. Além disso, tem muita proteína vegetal em sua composição, o que a deixa perfeita em receitas de bolos, pães e massas.

9 – Farinha de Berinjela.

É rica em nutrientes e fibras. Juntas, eles causam saciedade e evitam a vontade de comer mais e por compulsão. A farinha de berinjela pode ser utilizada junto com outra farinha que tenha boa fermentação, como a farinha de trigo, por exemplo. É ótima para incrementar diversas receitas. Basta usar a criatividade!

10 – Farinha de Banana Verde

Ganhando um grande espaço na culinária, em receitas bem versáteis, a farinha de banana verde estimula a flora intestinal e elimina a sensação de inchaço que muitas vezes aparece no dia a dia. Você pode inclui-la em receitas como vitaminas, iogurtes e bolos.

Agora que você conhece um pouco mais sobre as farinhas, o que acha de incrementar suas receitas e ampliar o seu leque de opções? Experimente novas sugestões de alimentos saudáveis e ganhe mais qualidade de vida.

SIGA NOSSO INSTAGRAM