Imunidade e Alimentação: como as dietas podem influenciar o sistema imunológico

Uma alimentação saudável traz inúmeros benefícios para o organismo e um deles é agir como um dos responsáveis pela manutenção do sistema imunológico, grande responsável por defender o organismo da ação de doenças causadas por fungos, bactérias e vírus.  Portanto, através da produção de anticorpos, o sistema imunológico estimula respostas de combate aos antígenos que adentrarem o organismo. 

Os alimentos não nos tornam completamente imunes, mas podem evitar a evolução de  doenças e diminuir a letalidade. Sendo assim, no entanto, não existe uma dieta padrão ou específica para o aumento de imunidade, mas manter uma alimentação saudável, rica em vitaminas, nutrientes e sais minerais, fortalece o corpo e consequentemente o sistema imunológico. 

Conheça os principais nutrientes e vitaminas que ajudam a fortalecer o organismo contra as doenças!

Vitamina A

Responsável pela produção de células de defesa e desenvolvimento do sistema imunológico, pode ser encontrada em frutas de pigmentação amarela e laranja e bife de fígado. 

Vitamina C 

Forte aliada na prevenção contra gripes, resfriados e outras doenças virais, além de ajudar na manutenção dos linfócitos. Não é produzida pelo organismo e pode ser encontrada em alimentos como batata doce, caju, kiwi, laranja, limão, acerola, morango e melancia. 

Vitamina E 

Retarda os danos causados pelos radicais livres, potencializa os leucócitos e previne o envelhecimento das células. Pode ser encontrada na castanha-de-caju, no amendoim, na amêndoa e avelã. 

Zinco 

Diminui a incidência de infecções e pode ser encontrado em derivados de leite, frutos do mar, grãos e sementes. 

Ácido Fólico 

Responsável por produzir e restaurar o DNA, impactando diretamente na imunidade, pode ser encontrado em vegetais de coloração verde-escura e leguminosas. 

Magnésio 

Responsável por regular a função imunológica, pode ser encontrado em alimentos como nozes, amêndoas e castanhas. 

Carotenóides 

Possuem ação anti inflamatória e podem ser encontrados em alimentos de pigmentação vermelha, amarela e laranja.

Esses são apenas alguns dos nutrientes e vitaminas que podem contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico, por isso é muito importante o consumo de alimentos, de preferência naturais, que sejam ricos nesses componentes.

Por fim, além da alimentação, para a garantia de um sistema imunológico forte e saudável, recomenda-se a prática de exercícios físicos, bons hábitos de sono, ingestão regular e adequada de água e controle do estresse

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