5 Dicas para manter a produtividade e a saúde durante o dia de trabalho

Um bom desempenho e disposição no ambiente de trabalho dependem de vários fatores. 

As jornadas de trabalho podem ser exaustivas, resultando em fadiga, dores musculares e outros problemas.

No entanto, tudo isso pode ser facilmente evitado, ao seguir uma série de bons hábitos que não só contribuirão para um melhor desempenho, como irão contribuir positivamente para a saúde do trabalhador, diminuindo a incidência de doenças e aumentando sua qualidade de vida!

No post de hoje, separamos 5 dicas para manter a saúde e a produtividade durante o dia de trabalho!

Movimente-se

De tempos em tempos, procure movimentar-se para evitar dores nas articulações ao longo do dia. Para quem trabalha o tempo todo sentado, procure levantar-se e fazer algumas atividades de pé ou andar um pouco pelo escritório. 

Além disso, procure praticar alguns exercícios como pequenos alongamentos para evitar que o corpo fique dolorido. 

Esteja também atento a sua postura. A maneira como você senta pode contribuir para o aparecimento de problemas envolvendo coluna, pescoço e lombar, por exemplo.

Na hora de chegar e ir embora do trabalho,opte pelas escadas ao invés do elevador.

Esteja atento para uma boa alimentação

Como já debatemos anteriormente, em outro post, a alimentação tem relação direta com a sua saúde e motivação no trabalho. 

Para manter-se disposto, não pule o café da manhã, pois é ele o responsável pela primeira dose de energia do corpo, e faça um desjejum caprichado em elementos leves e saudáveis. 

Além disso, não se empanturre durante o almoço para evitar sentir-se cheio e sonolento, interferindo no seu desempenho. 

No entanto, evite gorduras, frituras, embutidos e outros alimentos pesados que podem ter uma influência negativa na sua disposição. 

Por fim, não fique muito tempo sem comer. Faça pequenas pausas para lanches saudáveis ao longo do dia.

Mantenha-se hidratado

Embora pareça clichê, esta dica precisa ser reforçada a todo momento.

Na rotina corrida do ambiente de trabalho, no meio de relatórios e papeladas, é normal que esqueçamos de nos hidratar. 

Portanto, instale um aplicativo especializado que envie lembretes e notificações para o consumo de água e mantenha sempre uma garrafa de água a seu alcance e encha-a pelo menos 3 vezes ao longo do dia. 

Faça pausas

Fazer pequenas pausas durante a jornada de trabalho não só é recomendado, como essencial. 

Planeje intervalos regulares a cada uma ou duas horas, estique as pernas, movimente-se, aproveite para fazer um lanche ou tomar água, ou quem sabe, dar uma refrescada nos pensamentos. 

Intervalos regulares ajudam a evitar a fadiga, falta de concentração e inspiração, e ainda aumentam a sua produtividade.

Higienize bem as mãos 

Em um ambiente de trabalho repleto de pessoas, entra e sai de colaboradores, clientes e funcionários, a transmissão de germes, vírus e bactérias ocorre facilmente, podendo causar a proliferação de doenças

Portanto, higienize bem as mãos após voltar do banheiro, antes e depois das refeições e ao abrir e fechar portas.

Além disso, crie o costume de andar com um recipiente de álcool em gel na bolsa, para facilitar a higienização e diminuir o risco de contrair alguma doença.

Alguns hábitos saudáveis devem ser cultivados entre os colaboradores, para garantir uma equipe saudável e motivada, aumentando o desempenho da sua empresa como um todo.

Um ponto importante e que deve sempre ser reforçado, são as refeições saudáveis que devem fazer parte da jornada de trabalho.

Se você se interessou e deseja contribuir para o bem estar e saúde de seus colaboradores, pode dar uma olhada em nossos serviços de refeições terceirizadas saudáveis e solicitar um orçamento para sua empresa, sem compromisso!

SIGA NOSSO INSTAGRAM