Comer em quantidade ou comer com qualidade?

Quem nunca, quando criança, escutou da mãe a famosa frase: “coma tudo para crescer forte e saudável”? Acontece que, essa afirmação persiste no erro da qual muitos adultos cometem: de achar que uma criança só tem boa saúde se comer muito.

Na verdade, os benefícios que o alimento possui, é transferido para o organismo de qualquer pessoa através do modo de preparado e consumo. Somente com uma boa alimentação, conseguimos melhora e diminuição do peso, melhora do humor, melhora na disposição, fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças. Devemos entender a importância de comer certo. De como cada alimento influencia diretamente no funcionamento do corpo humano. E de que comer muito não significa boa saúde. 

Sendo assim, uma alimentação nada variada e com o mesmo aspecto, deixa defasado o fornecimento de qualidade dos nutrientes. E essa carência pode resultar em problemas sérios relacionados à saúde. Obesidade, sedentarismo, perda de sentidos, problemas cardíacos e respiratórios, até mesmo gengivite, por exemplo. Esses problemas complicam a operação do corpo e da mente.

Veja algumas dicas de como incluir alimentação balanceada em sua rotina e desfrutar de uma vida mais prolongada e com muita saúde. É durante a refeição que ganhamos sustento e energia para viver.

  • Beba de 2 a 3 litros de água todos os dias, para a hidratação do corpo;
  • Consuma frutas, verduras e legumes em todas as refeições. Os nutrientes variam e ampliam os benefícios para o organismo;
  • Evite o consumo de carnes gordurosas e preparadas por meio de frituras. O óleo em excesso ajuda no ganho de peso;
  • Varie as proteínas para ganhar um giro maior de nutrientes;
  • A diversidade de cores por meio dos alimentos, significa variedade de nutrientes e vitaminas;
  • Não acrescente açúcar em alimentos que já possuem em sua composição. Açúcar em excesso também ajuda no ganho de peso;
  • Faça todas as refeições, sem pular nenhuma. Lembre-se de que uma alimentação balanceada não é parar de comer. É comer em quantidade necessária, alimentos preparados com cuidado, respeitando sua composição;
  • Inclua atividade física em seu dia a dia, pois junto com a alimentação saudável, eles se tornam fortes aliados para uma vida longa;

Comer corretamente, pode parecer difícil no começo, mas é uma questão de prática e costume. Depois de alguns dias, você verá que a sensação de bem-estar e disposição, são conquistas para a vida toda.

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